D. Miguel da Silva, bispo de Viseu e o seu destacado papel na eclosão de um novo repertório artístico e cultural renascentista em Portugal em meados do século XVI.

Autores

  • Maria Luiza Zanatta de Souza UNIFESP- Programa de Pós-Graduação em História da Arte

DOI:

https://doi.org/10.24858/148

Palavras-chave:

Renascimento, Portugal, Itália, D. Miguel da Silva, D. João III, século XVI.

Resumo

Muito se tem dito, nas últimas décadas, sobre a figura de D. Miguel da Silva, embaixador de D. Manuel I na corte Pontifícia, bispo de Viseu sob D. João III, entre 1526-1547 e cardeal da Igreja de Roma, entre 1539 -1556. A retomada de velhos documentos, bem como a realização de novas e variadas investigações e estudos tem permitido melhor compreender esta figura, cujo papel pode ser considerado da maior relevância, seja na vida política, quanto na vida religiosa e diplomática portuguesas, junto da Cúria romana. Sua ação mecenática em Portugal, sobretudo por ocasião de seu retorno, entre 1525-1539, denuncia o apreço pelo mundo humanista italiano, e pelas formas artísticas do Renascimento, afloradas quer no campo das artes quanto das letras.

Biografia do Autor

Maria Luiza Zanatta de Souza, UNIFESP- Programa de Pós-Graduação em História da Arte

Maria Luiza Zanatta de Souza, arquiteta, mestre (2006) e doutora (2011) em História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU-USP. Em 2014 iniciou estagio de Pós-doutorado com bolsa CAPES junto ao programa de Pós-graduação em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP onde desenvolve pesquisa sobre “Tratados de Arquitetura do acervo de obras raras da Biblioteca do MASP"

Referências

BUESCO, Ana Isabel; “D. João III e D. Miguel da Silva, bispo de Viseu: novas razões para um ódio velho” Revista de História da Sociedade e da Cultura, nº 10, T. I, pp. 141-168. http://www.uc.pt/chsc/rhsc/rhsc_10, acesso 02/03/2015.

DESWARTE, Sylvie, Il “Perfetto Cortegiano” D. Miguel da Silva, Roma, Bulzoni editore, 1989.

DIAS, Pedro; MANUELINO: À DESCOBERTA DA ARTE DO TEMPO DE D. MANUEL I, Espanha: Electa, 2002.

MOREIRA, Rafael – Um exemplo: São João da Foz, de igreja a fortaleza. In A arquitectura militar na Expansão portuguesa. Porto: Comissão Nacional para as comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1994.

PEREIRA, Paulo in História da Arte Portuguesa, volume II - Do Renascimento ao Maneirismo (Séculos XVI – XVII), capitulo O PRIMEIRO MECENAS: D. MIGUEL DA SILVA E ARQUITECTURA NO NORTE, Lisboa, Temas e Debates, 1995.

PIMENTA, Alfredo, D. João III, Porto, Livraria Tavares Martins, 1936.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

de Souza, M. L. Z. (2015). D. Miguel da Silva, bispo de Viseu e o seu destacado papel na eclosão de um novo repertório artístico e cultural renascentista em Portugal em meados do século XVI. Revista Diálogos Mediterrânicos, (8), 151–173. https://doi.org/10.24858/148