As Tapeçarias de Pastrana e a Expansão Portuguesa: A Construção de uma Narrativa Épica

Autores

  • Flavia Galli Tatsch Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP
  • Renata Cristina de Sousa Nascimento Professora Associada I da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.24858/206

Palavras-chave:

História de Portugal, Arte medieval, Tapeçarias de Pastrana

Resumo

A expansão portuguesa no século XV produziu uma série de imagens sobre sua presença no norte da África. Estas tinham por objetivo delinear a memória a ser preservada sobre os acontecimentos. As narrativas cronísticas forneceram um modelo interpretativo inicial para a construção deste discurso memorativo. O contexto principal de nossa análise refere-se ao reinado de D. Afonso V em Portugal, período no qual foram conquistadas as cidades de Alcácer Ceguer (1458), Anafé (1469), Arzila (1471) e Tânger (1471). Sobre a conquista de Arzila e Tânger temos por máxima representação artística as Tapeçarias de Pastrana. Revisitando o tema tentamos inserir a importância desta arte no contexto tardo-medieval, como um discurso visível e épico da presença portuguesa em África em seu viés comemorativo. 

Biografia do Autor

Flavia Galli Tatsch, Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

Flavia Galli Tatsch é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta II dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Filosofia e Ciências Humanas-EFLCH da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. É coordenadora do Núcleo História da Arte – LEME/UNIFESP. 

Renata Cristina de Sousa Nascimento, Professora Associada I da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Renata Cristina de Sousa Nascimento é doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Professora Associada I da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

2016-08-05

Como Citar

Tatsch, F. G., & Nascimento, R. C. de S. (2016). As Tapeçarias de Pastrana e a Expansão Portuguesa: A Construção de uma Narrativa Épica. Revista Diálogos Mediterrânicos, (10), 92–112. https://doi.org/10.24858/206