O Matrimônio "desonrado" de D. Fernando e Da. Leonor Teles (1383)
Resumo
O casamento foi utilizado no Medievo para estabelecer acordos entre os reinos e as linhagens, e para a manutenção do status quo. As relações políticas definidas a partir do matrimônio ganham destaque em Portugal durante o Movimento de Avis (1383-1385), a aliança política entre os reinos luso e castelhano realizada por D. Fernando, ao casar sua única filha D. Beatriz com D. Juan I de Castela fomentam ações políticas, e é utilizada pela dinastia de Avis para legitimar a ascensão de D. João I, ao trono português. Em Portugal a união matrimonial era um assunto público, que ganhou maior notoriedade a partir da dinastia de Avis, que contratou Fernão Lopes, como cronista oficial do reino, com o objetivo de promover uma memória coesa, coerente, ordenada e edificante sobre os fatos que possibilitaram a ascensão régia do Mestre de Avis. As constituições matrimoniais lopesianas são dualistas, ou seja, classificam a união como honrada ou desonrada. Assim, ao empregar argumentos para validar seu discurso, o cronista-historiador qualifica o casamento entre D. Leonor Teles e D. Fernando (dinastia de Borgonha) como uma união de “má fama” (desonrada).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.