O cão em Portugal na Idade Média
Resumo
Neste artigo pretendemos aprofundar o estudo do cão e da sua relação com o Homem no contexto do português, entre os séculos XII a XV. Para tal, propomos estabelecer o conceito medieval de casta, que antecedeu aquilo que atualmente denominamos raça; identificar as diferentes castas de canídeos medievais e as suas características mais marcantes (alão, sabujo, podengo, galgo, cáravo, mastim); compreender o impacto que estes animais tinham nos mais variados planos da sociedade, incluindo a sua utilização no contexto bélico.
Downloads
Publicado
2025-09-29
Como Citar
Soares de Sousa, A. (2025). O cão em Portugal na Idade Média. Revista Diálogos Mediterrânicos, (28), 125–146. Recuperado de https://www.dialogosmediterranicos.com.br/RevistaDM/article/view/496
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.