Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Diálogos Mediterrânicos, vinculada ao Núcleo de Estudos Mediterrânicos da Universidade Federal do Paraná, publicação de periodicidade semestral, tem como principal missão à difusão do conhecimento historiográfico relativo a realidade do mundo mediterrânico na diacronia histórica, desde a Antiguidade até a contemporaneidade.

Tal iniciativa é amparada por objetivos definidos, como o de incentivar a produção acadêmica – científica qualificada e, conseqüentemente, incrementar o debate e o intercâmbio entre especialistas nas áreas das Ciências Humanas que tenham como motor de suas investigações a História do mundo mediterrânico.

Trata-se duma publicação livre, sem custos aos autores, vocacionada ao espaço científico, sendo destinada à divulgação de artigos e resenhas de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores que devem ter como tema central a História na realidade mediterrânica.

Todos os trabalhos deverão ser encaminhados pela página web http://www.dialogosmediterranicos.com.br/index.php/RevistaDM, através sistema Open Journal Systems que favorece a ocorrência duma avaliação criteriosa e séria por parte dos pareceristas e dos autores de artigos e resenhas. Para tanto é essencial que cada autor realize seu cadastro no sistema, seguindo os passos informados.

Os trabalhos serão enviados para sessões específicas – Dossiê; Artigos Isolados; Resenhas; Entrevistas – e sua publicação será realizada conforme a avaliação dos pareceristas. Todos os trabalhos deverão conter: Título, em sua língua original e traduzida em inglês (textos em inglês, tradução ao português); Resumo em sua língua original e traduzida ao inglês (Abstract; textos em inglês, tradução ao português); Palavras-Chave em sua língua original, traduzidas ao inglês (Keywords; textos em inglês, tradução ao português).

 

A Revista Diálogos Mediterrânicos, vinculada ao Núcleo de Estudos Mediterrânicos da UFPR, foi classificada no estrato B2 (História) e estrato B3 (Letras e Linguística) no sistema WebQualis da CAPES (classificações de periódicos quadriênio 2013 2016).

Processo de Avaliação pelos Pares

A política de avaliação da revista Diálogos Mediterrânicos fundamenta-se na coerência dos trabalhos submetidos com relação ao tema central da revista e a qualidade dos mesmos do ponto de vista científico. Os textos serão encaminhados pelo sistema Open Journal Systems à pareceristas doutores – dois por cada trabalho e, em caso de pareceres díspares, um terceiro – e com experiência científica comprovada, entre especialistas brasileiros e estrangeiros que aparecerão citados no corpo consultivo da revista Diálogos Mediterrânicos. O tempo padrão para a conclusão duma avaliação está estimado em 60 (sessenta) dias, a partir da data de inclusão total do mesmo no sistema.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.