Dois relatos da Batalha de Manzikert (1071): a Cronografia de Miguel Pselo e a História de Miguel Ataliates

Autores

  • João Vicente de Medeiros Publio Dias Doutorando em Estudos Bizantinos na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz

DOI:

https://doi.org/10.24858/161

Palavras-chave:

História Política, Batalha de Manzikert, Historiografia

Resumo

Os Estudos Bizantinos no Brasil estão em sua fase inicial, logo levamos em consideração que seria significativo, para seu desenvolvimento, a divulgação de traduções de fontes e documentos históricos. Movido por esse espírito, publicaremos nesse trabalho uma tradução de dois relatos, um do historiador Miguel Pselo e outro do igualmente historiador Miguel Ataliates, sobre a Batalha de Manzikert, na qual forças bizantinas e turco-sedjulcidas se encontraram nas fronteiras orientais do Império Bizantino no ano de 1071, resultando numa vitória turca. Essa batalha teve consequências que foram além dos aspectos militares, por isso os relatos sobre elas são politicamente muito carregados. As traduções são, então, acompanhadas de uma introdução na qual a conjuntura pré- e pós-Manzikert é analisada, assim como as posições e as alianças políticas de cada um dos autores. 

Biografia do Autor

João Vicente de Medeiros Publio Dias, Doutorando em Estudos Bizantinos na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz

Possui Graduação em História (2002/2007) e Mestrado em História - Linha de Pesquisa Cultura e Poder - (2008/2010) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente realizando um doutorado em Estudos Bizantinos na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz orientado pelo Prof. Dr. Johannes Pahlitzsch e financiado pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). A pesquisa em desenvolvimento cujo título é "Oposição e resistência política contra Aleixo I Comneno (1056-1118)" tem como objetivo identificar a composição e as aspirações dos grupos opositores ao imperador bizantino Aleixo I, além de sua relação com o poder imperial.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

de Medeiros Publio Dias, J. V. (2015). Dois relatos da Batalha de Manzikert (1071): a Cronografia de Miguel Pselo e a História de Miguel Ataliates. Revista Diálogos Mediterrânicos, (8), 325–352. https://doi.org/10.24858/161