Saber em movimento na obra andaluza Gāyat al-hakīm, o Picatrix: problematização e propostas

Autores

  • Aline Dias da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24858/175

Palavras-chave:

Idade Média, Picatrix, neoplatonismo medieval

Resumo

O presente ensaio pretende introduzir e fomentar, através de questionamentos e propostas, outro olhar sobre a obra Gāyat al-hakīm, conhecida na versão castelhana e latina como o Picatrix, a partir do contexto do translatio studiorum medieval e pela perspectiva dos entrelaçamentos transculturais (Transkulturelle Verflechtungen). Dessa forma, as problematizações desenvolvidas compreendem três aspectos: o teórico-metodológico, o conceitual e o analítico. A primeira parte propõe uma possibilidade de olhar teórico e metodológico atento aos problemas políticos e sociais atuais, bem como a utilização do termo “temporalidades” para definir as relações entre tempo, espaço e vivência/percepção humana. A segunda parte evidencia a intrínseca relação entre filosofia, teologia e magia astral nas fontes em movimento no translatio studiorum, articulada pelo princípio neoplatônico de emanação. A terceira parte coloca questões em relação aos objetivos do rei Afonso X na tradução das obras que versam sobre magia astral, tendo em vista os aportes mencionados anteriormente.

Biografia do Autor

Aline Dias da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina; coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – Meridianum CNPq/UFSC; membro do NEMED CNPq/UFPR e do GT ANPUH/SC  de História Antiga e Medieval.

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Publicado

08/01/2016

Como Citar

Dias da Silveira, A. (2016). Saber em movimento na obra andaluza Gāyat al-hakīm, o Picatrix: problematização e propostas. Revista Diálogos Mediterrânicos, (9), 169–188. https://doi.org/10.24858/175