A importância de estudar as supostas periferias: a contribuição da Irlanda para a medievalística brasileira

Autores

  • Dominique Santos FURB- Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Elaine Cristine dos Santos Pereira Farrell Doutora em História pela UniversityCollege Dublin(UCD) e tutora da mesma instituição.

DOI:

https://doi.org/10.24858/236

Palavras-chave:

História Medieval, História Medieval no Brasil, Estudos Irlandeses, Historiografia

Resumo

A área de História Medieval se desenvolveu muito nas últimas décadas no Brasil, o que pode ser percebido tanto pela quantidade de pesquisadores dedicados aos estudos deste período histórico quanto pela qualidade das reflexões produzidas sobre ele. Refletindo sobre as perspectivas e desafios da História Medieval no Brasil e considerando a produção historiográfica recente, o objetivo deste artigo é apresentar algumas observações sobre as possíveis contribuições dos estudos irlandeses para esta História Medieval à brasileira e, na sequência, refletir sobre os desafios de se estudar história irlandesa no Brasil e vislumbrar possíveis caminhos para o futuro dos estudos deste campo no país.

Biografia do Autor

Dominique Santos, FURB- Fundação Universidade Regional de Blumenau

Membro Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR) e da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI). Professor universitário do quadro permanente da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde leciona História Antiga e coordena o Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais (www.furb.br/labeam). 

Elaine Cristine dos Santos Pereira Farrell, Doutora em História pela UniversityCollege Dublin(UCD) e tutora da mesma instituição.

Doutora em História pela UniversityCollege Dublin(UCD) e tutora da mesma instituição. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro das seguintes associações acadêmicas: Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais (LABEAM), TranslatioStudii—Dimensões do Medievo, Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), Forum for Medieval andRenaissanceStudies in Ireland (FMRSI), UCD HumanitiesInstitute e UCD HistorySociety.

Downloads

Publicado

06/12/2016

Como Citar

Santos, D., & Pereira Farrell, E. C. dos S. (2016). A importância de estudar as supostas periferias: a contribuição da Irlanda para a medievalística brasileira. Revista Diálogos Mediterrânicos, (11), 177–193. https://doi.org/10.24858/236