A formação docente para a educação básica

descolonizando a formação de professores com a disciplina "Civilização Ibérica"

Autores

  • Luciano José Vianna Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)

Resumo

Neste artigo, apresentamos as nossas reflexões sobre a formação de professores de História através da nossa prática docente na disciplina Civilização Ibérica no Ensino Superior. Inicialmente, realizamos algumas reflexões sobre a formação docente em História e o ensino de História a partir da uma abordagem sobre a Península Ibérica Medieval. Após isso, abordamos as possibilidades de se trabalhar com o tema Península Ibérica Medieval na BNCC e as reflexões que realizamos em nossa práxis de sala de aula na formação docente. Em seguida, apresentamos a proposta da disciplina Civilização Ibérica e os conteúdos que ministramos sobre a mesma. Por fim, problematizamos alguns aspectos conceituais na formação docente a partir da disciplina citada, assim como as possibilidades de se trabalhar em termos interdiscilinares. Tais reflexões são necessárias de serem realizadas em um contexto de formação de professores, haja vista que promovem uma problematização a partir de um pensamento historiográfico renovado, assim como outras possibilidades de se abordar o ensino de História Medieval no Brasil.

Biografia do Autor

Luciano José Vianna, Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)

Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Vianna, L. J. (2022). A formação docente para a educação básica: descolonizando a formação de professores com a disciplina "Civilização Ibérica". Revista Diálogos Mediterrânicos, (21), 84–103. Recuperado de https://www.dialogosmediterranicos.com.br/RevistaDM/article/view/430