O Hermetismo e a Arte em Francisco de Holanda: as Imagens das Idades do Mundo e a concepção da criação.

Autores

  • Marcos Antonio Lopes Veiga História USP

DOI:

https://doi.org/10.24858/306

Palavras-chave:

Idade Moderna, Renascimento, Pintura Renascentista

Resumo

Francisco de Holanda (1517-1584), pintor, retratista, iluminista, "arquiteto" e tratadista cortesão português, possui retratadas em seus textos e sua obra pictórica diversas reflexões a respeito das ideias de concepção e de criação em diferentes dimensões. Sobre a concepção, reflete sobre o papel do pintor como artífice do trabalho de Deus, enquanto retrata o mesmo Deus como esse criador do absoluto, força criadora do Gênesis, engendrador do Salvador na Terra através da Anunciação de Maria. Este todo harmonioso é pintado no De Aetatibus Mundi Imagines ou livro das Imagens das Idades do Mundo segundo princípios herméticos cuidadosamente agenciados em consonância com o neoplatonismo, o cristianismo e o judaísmo de sua época. O hermetismo de Holanda, baseado nas leituras das traduções do Corpus Hermeticum realizadas por Marsilio Ficino (1433-1499), é um fio condutor das Imagens das Idades do Mundo. Ele se destaca muito especialmente na sua construção imagética do Gênesis, e na construção das imagens da Anunciação de Maria no mesmo livro, dois momentos que representam a criação (de Deus, do homem) e a concepção (de Deus e do Artista).

Biografia do Autor

Marcos Antonio Lopes Veiga, História USP

Mestrado e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo.

Membro pesquisador do GEHIM USP.

Membro colaborador do GEMAM UFSM.

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Publicado

2018-11-17

Como Citar

Lopes Veiga, M. A. (2018). O Hermetismo e a Arte em Francisco de Holanda: as Imagens das Idades do Mundo e a concepção da criação. Revista Diálogos Mediterrânicos, (15), 94–111. https://doi.org/10.24858/306